Sanear - Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental

Professores da Rede Municipal de Educação realizam o primeiro Caminho do Saneamento em Colatina

Clique nas fotos para ampliar

Cerca de 20 professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de ensino realizaram na última sexta-feira, dia 01 de Setembro, o “Caminho do Saneamento de Colatina”, vivenciando o Saneamento Básico de nossa cidade por meio de visita técnica orientada, onde estiveram presentes funcionários da Unidade Executora do Programa – UEP, SEDUMA e SANEAR.

Inicialmente, os professores estiveram no Sanear, onde foi apresentado uma visão geral do Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental de Colatina - PDUSA. Em seguida, os professores conheceram como o Sanear realiza a captação de água bruta do Rio Doce e seguindo o roteiro para a Estação de Tratamento de Água do Lado Norte, onde foi apresentado todo o processo de tratamento de água que é realizado pelo Sanear. Os professores aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas quanto à eficiência do tratamento e os impactos causados pelo despejo dos rejeitos de minério de ferro.

Em seguida os professores visitaram obras do Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental do Município, para compreender como vai funcionar o sistema de esgotamento sanitário em implantação. A primeira obra visitada foi a Estação Elevatória de Esgoto Sul 03, onde vários questionamentos foram levantados sobre a funcionalidade do sistema. Com as dúvidas sanadas a parte final da visita aconteceu na obra da Estação de Tratamento de Esgoto de Colatina no bairro Barbados, onde foi explicado como será realizado o processo de tratamento do esgoto, da retirada do lixo até o despejo do efluente já tratado no Rio Doce.

A atividade é uma forma de contribuir para a formação de conhecimento da população sobre a obra e seus benefícios. Para tanto, a proposta de organizar e operacionalizar uma visita técnica com corpo docente das escolas de Colatina apresentando todas as etapas do ciclo do saneamento da cidade é de suma importância para promover o envolvimento da comunidade, pois os professores, por meio da continuidade de ações pedagógicas sobre o tema poderão propiciar assim, a manutenção do envolvimento da população para com o Programa. Novas visitas estão sendo marcadas com outros professores e funcionários públicos que tenham interesse em conhecer e aprender um pouco mais sobre o saneamento ambiental.