Sanear - Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental

Institucional

A autarquia tem como finalidade a prestação dos serviços públicos de captação, produção, distribuição e fornecimento de água potável; coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários; coleta e disposição de resíduos sólidos urbanos no Município de Colatina, manutenção de parques, praças e jardins de nossa cidade e fiscalização do cumprimento dos serviços das normas de abastecimento de água, esgoto e limpeza urbana.

Valores:

  • Respeito
  • Responsabilidade
  • Comprometimento
  • Ética
  • Transparência
  • Qualidade
  • Inovação

 

E-mail: sanear@sanear.es.gov.br 

Nossa História

O sistema de água encanada e rede de esgoto de Colatina começou a ser desenvolvido no ano de 1939 com o projeto de captação, tratamento e distribuição de água sendo concluído em 1942, esse processo de gerenciamento se estendeu até 1951 por meio da Fundação SESP (Fundação Especial de Saúde Pública) onde o abastecimento de água tratada era prioridade.

A partir de 1º de janeiro de 1952 a Prefeitura Municipal de Colatina assumiu o serviço de água, administrando até 1970. Em 1º de março de 1969 foi criado a Autarquia Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), através da lei 1.820/67, passando a ser administrado pela fundação SESP. Em 25 de setembro de 1989 através da lei 3.477 foi criado o Serviço Autônomo de Meio Ambiente e Limpeza Urbana (SAMAL), autarquia responsável pela limpeza publica, coleta e disposição final de resíduos sólidos e urbanos.

Em 1998, através da Lei 4.511, foi criado a Companhia Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (SANEAR), assumindo as atividades e o quadro de pessoal das extintas autarquias SAAE e SAMAL. Em 1° de agosto de 2004, através da Lei Municipal 4.978 foi criada a autarquia Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (SANEAR), assumindo as atribuições e o quadro de pessoal da Companhia extinta.

Em 27 de Dezembro de 2016, através da Lei nº 6.375, que dispõe da Reestruturação do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental, a autarquia passa a denominar Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (SANEAR), respondendo pela Gestão de Água, Esgoto, Limpeza Urbana, Praças, Parques e Jardins, disvinculando de seu organograma o Licenciamento Ambiental, Fiscalização e Controle Ambiental,  atribuições essas que passam a ser desempenhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).

 

Missão

Prestar serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana. Utilizando os recursos naturais, de forma inteligente, integrando pessoas e meio ambiente com a missão de adotar a sustentabilidade como valor permanente.

Objetivo

Ser uma excelência no setor de saneamento no país.