veja mais em Notícias, Página Inicial

Comunidades de Colatina são atendidas com o cronograma de mutirão do SANEAR

A semana iniciou com diversas ações relacionadas à limpeza pública no município, principalmente, ações que promovem atividades programadas de serviços essenciais do SANEAR. As equipes operacionais da autarquia, coordenadas pelos servidores, atuam em vários bairros de Colatina na intenção de reforçar a importância e conservação dos espaços públicos. Bem como, realizar de forma sistemática e organizada o recolhimento de resíduos além de fazer varrição, poda, roçada e pintura em diferentes locais nas comunidades. 

Ações preventivas para evitar o descarte irregular Para tanto, foi criado um cronograma de atendimento especial, que, em alguns casos, são indicados pelas lideranças comunitárias de cada bairro em parceria com a autarquia. Semanalmente, diversos servidores do SANEAR estão realizando um conjunto de medidas e operações que possibilitam de forma organizada o recolhimento destes resíduos.  Outras ações, mais específicas, que necessitam de uma reforço operacional com maquinário pesado também são lançados na programação com o objetivo de atuar como medidas para evitar o descarte inadequado de resíduos. Este descarte irregular possibilita à formação de ilhas de lixo em diversos locais e ainda contamina o meio ambiente, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões de Colatina. Na última semana as ações foram realizadas em Boapaba, Maria das Graças e Riviera. Além dos bairros Moacir Brotas, Reta Grande e São Marcos. Assim, nas próximas semanas as atividades serão realizadas nas seguintes localidades: 

15 e 16/06 – Itapina

22 e 23/06 – Moschen
29 e 30/06 – 15 de Outubro

Já em julho está sendo programado atendimento em outras regiões de Colatina, dentre elas: Soella (I, II e III), Ayrton Sena, Colibri, João Manoel Meneguelli e Renzo Morelatto. Segundo o Diretor-geral, Yoshito de Souza Fukuda, a ideia é incentivar a conscientização dos moradores e comerciantes de Colatina sobre os desafios ambientais que são enfrentados e inspirar ações e atitudes transformadoras no município”, comentou.   De acordo com Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpedisponibiliza, periodicamente, o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil. No último Panorama revelou que o país gerou, em 2022, 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, ou seja, 224 mil toneladas por dia. Desse montante, somente 76,1 milhões de toneladas foram coletadas e 5,7 milhões de toneladas não tiveram um destino específico.

Colatina é destaque do Prêmio Cidade Empreendedora

O município de Colatina foi um dos grandes destaques do Prêmio Cidade Empreendedora, conquistando uma das melhores evoluções no índice ICEE, com aumento de 207% entre os anos 2021 e 2024. O evento aconteceu na última sexta-feira (07), na capital Vitória, marcando o encerramento do ciclo 2021-2024 de avaliação do programa Cidade Empreendedora. Para o prefeito Guerino Balestrassi, esse resultado representa “mais uma demonstração de como as ações que adotamos desde 2021 estão potencializando a capacidade do setor público em estimular o empreendedorismo, melhorando o ambiente de negócios em Colatina. Divido com muita alegria este prêmio com todos os servidores da Prefeitura. A força econômica de Colatina passa muito pelas ações empreendedoras dos moradores, servidores, comerciantes e empresários que geram emprego e renda e que mudam a realidade social e econômica da cidade”, declarou.

Fonte: Assessoria