O SANEAR promoveu, nesta quarta-feira (13), um encontro para conscientizar seus colaboradores sobre a prevenção do câncer de próstata. A enfermeira Nilda e a assistente social Rosa Morello orientaram os servidores sobre a importância da conscientização e da necessidade dos exames de rotina. O Diretor-Geral, Yoshito de Souza Fukuda, reforçou a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas. Segundo dados do Ministério da Saúde a recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.
A conscientização sobre o câncer de próstata aconteceu no auditório do SANEAR. Após o encontro com os servidores administrativos, a iniciativa será expandida para alcançar as equipes operacionais.